+

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prepara-se para vestibular....

(UFMG) Analise estas duas representações do chamado Grito do Ipiranga, de 7 de setembro de 1822.
Proclamação da Independência, de François-René Moreaux (1844)

Independência ou morte, de Pedro Américo (1888)

E correto afirmar:
a) a disposição dos atores - coletivos e individuais - bem como dos aspectos que compõem o cenário, é diferenciada e expressa uma visão particular sobre D. Pedro - na primeira, como líder de uma ação popular; na segunda, como o protagonistacentral.
b) as mesmas concepções históricas e estéticas fundamentam e explicam a participação dos mesmos grupos sociais e personagens históricos - o príncipe, militares, mulheres, camponeses e crianças.
c) D. Pedro, embora seja o protagonista, se destaca de modo diferente - na primeira a participação da camada populares e mais restrita, na segubda, ele recebe o apoio de diversos grupos sociais; 
d) os artistas conseguem causar um mesmo efeito - descrever a Independência do Brasil como um ato solene, grandioso, sem participação popular e protagonizado por D.Pedro.

Escola uma  letra correta e explique com suas palavras o motivo da escolha.

Desafio sobre a abdicação D. Pedro I

(UFC-CE) Em 07 de abril de 1831, o Imperador D. Pedro I renunciou ao trono do Brasil, deixando como herdeiro seu filho de apenas cinco anos de idade, o futuro D.Pedro II.
a) Cite quatro elementos que provocaram a renúncia de D.Pedro I.
b) Como ficou conhecido o sistema de governo que vigorou no período entre a abdicação de D. Pedro I e a coroação de D. Pedro II?
c) O que motivou a instalação desse sistema de governo?

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

GAME - ROMANIUS

Você é um guerreiro hoplita, armado com lança e escudo. Prove que tamanho não é documento. Enfrente um exército de cíclopes para ganhar sua vingança! Estes gigantes mitológicos de apenas um olho não terão piedade. Lembre-se de sempre usar o escudo para se proteger ou morrerá rápido. Entre nesse site:
Use as teclas do teclado:
A; levanta a lança do soldado.
S: o soldado pula.
D: o soldado mexe a arrmadura (proteção). O jogo está em inglês mas você precisa ser curioso (a) para poder vencer o inimigo. 
Bom Jogo!!!!!
 Após o jogo descreva a sua participação. Coloque as dificuldades e sucesso da experiência. E poste nos comentários.

CURIOSIDADE SOBRE ROMA

Nascer em Roma

Ser bebê em Roma não era nada fácil! Talvez fosse a etapa da vida mais difícil a vencer. O todo-poderoso pai da família era quem primeiro determinava o destino do recém-nascido: viver ou morrer?
Ao nascer, o bebê era colocado no chão. Se o pai reconhecesse o filho como seu, ele o tomava nos braços e o levantava para todo mundo ver. Isso queria dizer  que o bebe estava  salvo. Caso ficasse no chão, era abandonado ou morto. Isso significava que ele tinha algum defeito físico ou então que não podia ser educado pelos pais (quando eram muito pobres). Mas nem tudo estava perdido, pois a criança poderia ser educada por alguém menos pobre da família ou ser “aproveitada” por um mercador de escravos.
Os bebês em Roma eram tratados de forma muito severa e estranha.
Logo no primeiro mês, para que ficasse durinha, a criança era enfaixada dos pés ao pescoço (pernas e braços ficavam presos); no segundo mês, apenas o braço direito era liberado, só assim ela não viraria canhota. Diariamente o bebê recebia  um banho de água fria para não ficar mole. Em seguida, recebia uma massagem no rosto e no corpo.
Aos três anos,  a criança era separada de sua ama-de-leite (mulher que amamenta). Dissemos criança, mas, na verdade, nem isso ela era considerada. Só depois de de aprender a falar, comer e andar é que poderia ser considerada como tal. Recebia então um coração (podia ser uma bola), em ouro ou em coro, que era pendurado em seu pescoço. Dentro dele, uma espécie de figa ou amuleto, para afastar os maus espíritos.
http://www.sohistoria.com.br

ATIVIDADES:
Pesquisa em sites curiosidades sobre Roma, poder ser na área de amores, na política, na educação e etc, postam para que possamos aprender mais sobre essa civilização. Não esqueça de copiar a URL (www) de sua pesquisa e colocar.